Passo a passo - Relaxamento Guanidina

, by Ellen Ramos



Oi amadas!

Sei que tive sumida, mas voltei, está um tempo chuvoso e frio aqui e ai? Hoje quero falar com vocês sobre o relaxamento capilar e escolhi falar o que é mais utilizado o Hidróxido de cálcio também conhecido como Guanidina.

Hidróxido de cálcio

Também conhecido como guanidina, o kit é composto por uma base pastosa de cálcio e para funcionar deve ser adicionado o liquido ativador de carbonato de guanidina.

  • É indicado para cabelos crespos e encaracolados;
  • É compatível com o hidróxido de sódio;
  • É incompatível com tioglicolato de amônia e henê;
  • Deve ser feito teste de mechas, para observar o quanto o cabelo suporta o produto;
  • Deve-se usar um protetor de couro cabeludo;



Os relaxamentos capilares devem ser feitos por profissionais (cabeleireiros), ele vai observar as seguintes condições: a saúde do cabelo e do couro cabeludo, e se essa base alisante é realmente indicada para o seu tipo de cabelo, como é feito isso? Com teste de mecha e vai ser ela que vai indicar o tempo ideal para cada tipo de cabelo, se o teste permitir o relaxamento então faremos:

- O cabelo deve ser dividido em 4 partes  de testa a nuca e de orelha a orelha, primeiro aplique em pequena quantidade um protetor de couro cabeludo (é um produto oleoso que protege o couro e a pele) entre as mechas e em todo contorno da cabeça.




- Deve inicia aplicação pela nuca com cuidado e agilidade, primeiramente depositamos nos fios o produto já devidamente preparado (massa + ativador) com uma distância de pelo menos 0,5cm do couro cabeludo.

- Importante e eu faço dessa forma:  primeiro eu aplico e trabalho a parte posterior da cabeça ( deposito o produto no fios, faço a tração, e depois retiro o produto com água) e só depois faço os mesmos procedimentos na parte frontal da cabeça. Isso evita que o produto fique mais tempo na parte da nuca e menos tempo na parte da testa, evitando quebra dos fios e possível queimadura do couro cabeludo. 

- Em caso de cabelo virgem aplique o produto sentido raiz e comprimento ( aproximadamente 5 dedos) e depois de aplicar o produto na área desejada termine de aplicar até as pontas. Toda região mais próxima do raiz do cabelo é mais saudável permite que o produto fique por mais tempo já o meio do comprimento até as pontas é mais sensível e por isso vai relaxar com mais facilidade.  

- Após depositar o produto em toda parte da nuca volte na primeira mecha e com um pente de dentes estreitos (pente fino) penteei a mecha com cuidado sem por força deixando essa mecha o mais alinhada possível. É assim que eu aprendi e faço.


Imagem do Fernando Fernandes consultor nas revistas: Boa Forma, Claudia, Nova, Nova Beleza, Raça, Viva Beleza
(Meninas hoje já vejo em vídeos e também alguns profissionais que conheço que ao invés de fazer o alinhamento dos fios com o pente é feito um enluvamento do produto nos fios, bom já fiz desse modo e sinceramente acho que funciona em cabelos pouco cacheado ou ondulados já nos crespos não senti tanta diferença, claro se a intenção é de abrir cachos essa técnica de enluvamento vai funcionar.) 

- Em cabelos que será feito retoque de raiz faça o seguinte, aplique um pouco do protetor de couro na parte onde o cabelo já tem relaxamento, e na parte que está virgem proceda como foi explicado acima.

- Todo procedimento não pode ultrapassar o tempo de 35 a 40 minutos no máximo, mas esse tempo já deve ter sido observado no teste de mecha.

- O tempo acabou agora é lavar os fios com cuidado e carinho pois estão sensíveis, retire todo o produto do cabelo lave de 3 a 4 vezes somente com água, cuidado com olhos e  ouvido, e depois de retirar o produto com água aplique o shampoo indicador se ainda tiver resíduo do produto nos fios a espuma ficará rosa, então lave quantas vezes for necessária mas com cuidado. Quando lavar os cabelos e a espuma sair totalmente branca é sinal que o produto foi totalmente retirado.

- Cabelos limpos é hora de neutralizar, aplique o liquido neutralizante alinhe novamente os fios e deixe agir o tempo que o fabricante pede na embalagem ou no folheto explicativo. Após o tempo de pausa enxague bem. 

*Quando eu neutralizo um cabelo dou preferência aos neutralizantes universais, eles limpam, hidratam, neutralizam e fazem um pós química ( reposição de massa). Neutralizante universal é um produto eficiente e prático. 




Indicações antes e após relaxamento:

*Faça hidratações profundas.
* Faça reconstrução capilar (cauterização) periodicamente.

Cabelos relaxados tende a ficar ressecados o ideal é investir em hidratações que contenham óleos, que vão deixar os fios com brilhos, sedosos, macios  e flexíveis.

Faça um corte no cabelo, para retirar e aparar as pontas que geralmente ficam ressecadas e despontas, espigadas. O corte vai dar leveza e balanço ainda mais se for repicado. 

Ultima dica relaxe ou alise os cabelos em um salão de beleza, porque Ellen? Ai eu te pergunto. Quando fazemos esse procedimento em casa como lavamos? Colocamos a cabeça em baixo da torneira ou do chuveiro  e o cabelo que esta todo virado para traz ou para os lados são virados para frente o que provavelmente vai causar quebra dos fios, porque? Por que a tração ou melhor a transformação dos fios foi feita em um sentido e ao serem lavados ainda estão em transformação e a movimentação e sentido contrario do que estava o faz quebrar justamente onde forma uma especie de quina.




Bom meninas espero que gostem do post, só que eu também gostaria de saber como vocês fazem, sem tem um truque diferente, conta aí!



Bjokas









1 comentários :

Postar um comentário